theme-sticky-logo-alt
Um casal de idosos se divertindo andando juntos de bicicleta com capacetes em uma rua arborizada.

Intolerância à lactose na terceira idade

Completar de 50 a 60 anos com a estrutura corporal e a disposição de antes não é fácil. Mesmo assim, dedicando-se com uma alimentação rica e equilibrada e a prática de exercícios, é possível chegar a essa fase melhor que muita gente na faixa dos vinte e tantos com hábitos sedentários e dietas pobres em nutrientes.

Destaca-se o papel do cálcio para chegar forte à terceira idade. Já sabemos que com o avançar do tempo sua absorção entra em queda natural, e a ingestão recomendada aumenta em média para cerca de 1200 mg por dia. Isso pode complicar para quem ainda encara outro obstáculo: a intolerância à lactose.

O que é a intolerância à lactose?

Ela surge com a insuficiência na produção da enzima lactase, que fica na borda do intestino e pode acontecer tanto no primeiro ano de vida quanto na fase adulta. Quando envelhecemos ou em casos de doenças como a celíaca, doença de Crohn e retocolite ulcerativa, pode ocorrer a chamada intolerância tardia.

É verdade que tudo isso atrapalha o consumo de laticínios (que são a fonte mais abundante de cálcio), mas temos uma boa notícia: podemos obter esse mineral nos alimentos mais variados.

Quais são as melhores fontes de cálcio?

É bem simples continuar suprindo as necessidades diárias de cálcio. Opções não faltam de leites zero lactose, iogurtes, queijos e até requeijão! Alguns produtos oferecem outros minerais e até vitaminas.

Além disso, hoje existem fontes vegetais como bebida de arroz que são enriquecidas com o mineral. Outras excelentes fontes de cálcio, embora com biodisponibilidades variáveis, são os vegetais verdes escuros (brócolis, couve, alfavaca, coentro), soja, gergelim, amêndoas, castanha-do-pará e sardinha em conserva (com espinha).

A importância do cálcio é grande em todas as fases da vida, ainda mais para chegar à terceira idade com boa saúde óssea. Vale lembrar que, para isso, outros cuidados fazem diferença – como se exercitar, passar algum tempo ao sol para síntese de vitamina D (que atua na absorção do cálcio), evitar os excessos em café, álcool e cigarro. Com atenção a esses detalhes, a resistência e a disposição ganham uma bela força!

Homem na academia fazendo exercício de braço.
Post anterior
Minerais para o ganho de massa muscular
Homem em uma academia sentado em um banco enquanto faz exercício de braço unilateral com um halter.
Próximo post
Posso tomar um hipercalórico?
Andrea Hirga

Nutricionista graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), CRN: 34537

15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0