theme-sticky-logo-alt
Mulher deprimida, sentada ao lado da janela, abraçando as pernas e olhando para fora da janela

Trazendo equilíbrio à mente: a jornada do magnésio no alívio da ansiedade e depressão

Você sabia que o magnésio é um poderoso mineral que atua como elemento essencial em diversas reações químicas do nosso organismo, incluindo, aquelas que ocorrem no nosso cérebro.

Por isso, sua deficiência pode causar a manifestação de diversos problemas metais, incluindo sintomas de ansiedade e depressão. Quer saber mais? Acompanhe o texto e entenda qual é a importância do magnésio para a saúde mental. Boa leitura!

Índice:

Saúde mental: uma visão geral

Antes de começarmos a abordar os benefícios do magnésio para a saúde mental, é interessante esclarecer que está cada dia mais comum a ocorrência de problemas relacionados a transtornos psicológicos na população mundial.

Um dos sintomas mais corriqueiro é a ansiedade, sendo inclusive considerada o mal do século, podendo se manifestar como preocupação constante com o futuro, medo, mal-estar e pânico.

Ela impacta severamente a vida pessoal, profissional e social, prejudicando o rendimento de qualquer atividade e pode ser o gatilho para o desenvolvimento de outros transtornos metais como, por exemplo, a depressão.

Pessoas afetadas pela ansiedade no Brasil e no mundo

De acordo com a Anxiety and Depression Association of America, a ansiedade já afeta mais de 260 milhões de pessoas e cerca de 6,8 milhões de indivíduos adultos apresentam o transtorno de ansiedade generalizada (TAG). Os demais transtornos relacionados à ansiedade se manifestam como fobias e pânico.

O Brasil, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é apontado como o país com o maior número de pessoas que sofrem de ansiedade, ou seja, 9,3% da população —18,6 milhões de brasileiros. Dados mais recentes demonstram que 86% dos brasileiros apresentam algum tipo de desordem mental, como depressão e ansiedade.

Como se não bastasse, a pandemia de COVID-19 aumentou ainda mais a incidência e permanência do problema. De acordo com uma pesquisa da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), 80% da população brasileira apresentou problemas de ansiedade ao longo da pandemia.

As alternativas de tratamento de problemas relativos à ansiedade incluem medicamentos, terapia ou, normalmente, a combinação de ambos. Hoje, os suplementos também têm sido bastante usados como coadjuvantes no alívio dos sintomas de ansiedade e a depressão, exemplos são as vitaminas do complexo B e C, zinco, cálcio e o magnésio.

A importância do magnésio na saúde mental

Mesa com alimentos ricos em magnésio

Entre os nutrientes acima citados, o magnésio tem um destaque especial como mineral essencial para o adequado funcionamento de praticamente todos os sistemas do organismo humano. Isso inclui um papel relevante sobre nossa funções mentais e psicológicas.

Dentre suas funções, podemos mencionar, ainda, um interessante papel de protetor contra o excesso de excitação dos neurônios, que pode levar as células nervosas à morte e causar diversos distúrbios neurológicos. Assim, a ação desempenhada pelo magnésio é fundamental para garantir a regulação e a conexão entre os neurotransmissores, o que resulta em equilíbrio mental e emocional.

Portanto, níveis baixos de magnésio no organismo podem favorecer sintomas de ansiedade e depressão, desencadear ou agravar crises de enxaqueca, dores crônicas, e até mesmo os sintomas psicológicos associados a TPM (síndrome ou tensão pré-menstrual). Nestes casos a suplementação, ao equilibrar os níveis de magnésio no corpo, contribui para atenuar sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Como o magnésio pode amenizar sintomas de ansiedade, estresse e depressão?

Conforme já dissemos, a suplementação de magnésio, especialmente em casos de carência do mineral no corpo, pode ser um aliado interessante na terapêutica de desordens neurológicas e psiquiátricas, como a ansiedade, o estresse, a depressão e outros transtornos relacionados. 

Vamos, a seguir, trazer algumas das funções do magnésio no organismo. Mas antes de entrarmos nesse mérito, é importante esclarecer que qualquer alteração sintomática, seja relativo às emoções ou físicas, devem ser tratadas e discutidas com um profissional da saúde, para um tratamento adequado as suas reais necessidades. Suplementos de magnésio não são medicamentos e não visam curar/tratar doenças, o objetivo e reequilibrar as funções corporais para que corpo e mente mantenham-se saudáveis.

Produção de serotonina

Uma das funções do magnésio é ajudar na conversão da vitamina B6 em sua forma ativa, fundamental para produzir serotonina. Esse neurotransmissor desempenha um papel vital nos processos de controle do humor, por isso, pode ser útil para amenizar os sintomas da depressão.

Redução do estresse

O magnésio é capaz de bloquear a entrada de cálcio nos neurônios, contribuindo, assim, para modular a resposta ao estresse, mantendo o equilíbrio emocional.

Melhoria do sono

Sabemos o quanto o sono adequado é importante para manter a saúde como um todo, principalmente a mental. Pessoas que sofrem com insônia são diretamente afetadas negativamente no humor e na capacidade cognitiva, e o magnésio contribui muito para minimizar esses impactos, já que tem efeito relaxante.

Prevenção da enxaqueca

O magnésio desempenha um papel fundamental sobre a enxaqueca que, frequentemente, está ligada a sintomas como ansiedade e irritabilidade. Sua suplementação tem demonstrado uma redução na intensidade e na frequência das crises, incluindo as associadas à síndrome pré-menstrual.

Regulação do equilíbrio mineral

Uma das funções primordiais do magnésio no organismo é regular o equilíbrio de minerais, uma vez que ele interage com outros minerais como o potássio e o cálcio, o que impacta diretamente na saúde mental das pessoas de forma positiva.

Melhora da função cognitiva

O magnésio trabalha na transmissão de sinais entre os neurônios, influenciando positivamente na função cognitiva e na clareza mental.

Como podemos notar, o cérebro necessita do magnésio para ter um funcionamento pleno. 

Conclusão

Neste artigo, você pode entender um pouco mais sobre a importância do magnésio no auxílio do alívio dos sintomas relacionados à ansiedade e depressão.

No nosso corpo, este mineral desempenha muitas funções importantes, especialmente no sistema nervoso. Ele ajuda nas comunicações dentro das células nervosas, ajuda na formação e manutenção das conexões entre elas e também regula substâncias químicas como serotonina, dopamina e acetilcolina, que são importantes para o nosso humor e bem-estar mental.

Assim, o magnésio é crucial para manter o cérebro saudável e funcionando corretamente e ter bons níveis deste mineral no organismo pode auxiliar no alívio dos sintomas da ansiedade e depressão. Porém, lembre-se que é indispensável a consulta com um médico especialista, para que exames sejam feitos para comprovar a necessidade e a quantidade diária de suplemento de magnésio para cada indivíduo.

Caso a suplementação de magnésio seja necessária, é fundamental contar com um suplemento de ótima qualidade e procedência. Para isso, te recomendamos o Magnésio Tri Complex da Sanavita. 

Um suplemento em cápsulas que combina três tipos de magnésio – o bisglicinato, taurato e o dimalato, que atuam de forma sinérgica, potencializando os benefícios. Sua fórmula avançada, de alta absorção, foi desenvolvida por especialistas com base em pesquisa realizada com profissionais da saúde, onde os tipos de magnésio, dosagem diária e até mesmo a forma de apresentação foram avaliados. Ouvimos os prescritores com o objetivo de trazer uma fórmula perfeita, que supra as suas necessidades do mineral, com eficiência e conforto digestivo.

Magnésio Tri Complex Sanavita

Referências

FIORENTINI, D. et al. Magnesium: Biochemistry, nutrition, detection, and social impact of diseases linked to its deficiency. Nutrients, v. 13, n. 4, 2021. 

BOTTURI, A. et al. The role and the effect of magnesium in mental disorders: A systematic review. In Nutrients v. 12, n. 6, pp. 1–21, 2020. 

KIRKLAND, A. E. et al. The role of magnesium in neurological disorders. In Nutrients v. 10, n. 6, 2018. 

SLUTSKY, I. et al. Enhancement of learning and memory by elevating brain magnesium. Neuron v. 65, p. 165–177, 2010. 

STANGHERLIN, A. et al. Signal Transduction: Magnesium Manifests as a Second Messenger. Curr. Biol. v. 28, R1403–R1405, 2018. 

SEYAMA, T. et al. Pretreatment with magnesium sulfate attenuates white matter damage by preventing cell death of developing oligodendrocytes. J. Obstet. Gynaecol. Res. v. 44, p. 601–607, 2018. 

SUN, Q. et al. Regulation of structural and functional synapse density by L-threonate through modulation of intraneuronal magnesium concentration. Neuropharmacology v. 108, p. 426–439, 2016. 

SPASOV, A. A. et al. Features of central neurotransmission in animals in conditions of dietary magnesium deficiency and after its correction. Neurosci. Behav. Physiol. v. 39, p. 645–653, 2009. 

MAIER, J. A. et al. Headaches and magnesium: Mechanisms, bioavailability, therapeutic efficacy and potential advantage of magnesium pidolate. In Nutrients v. 12, n. 9, pp. 1–14, 2020. 

MAUSKOP, A. et al. Intravenous magnesium sulfate relieves cluster headaches in patients with low serum ionized magnesium levels. Headache v. 35, p. 597–600, 1995. 

THOMAS, J. et al. Free and total magnesium in lymphocytes of migraine patients—Effect of magnesium-rich mineral water intake. Clin. Chim. Acta Int. J. Clin. Chem. v. 295, p. 63–75, 2000. 

SARCHIELLI, P. et al. Serum and Salivary Magnesium Levels in Migraine and Tension-Type Headache. Results in a Group of Adult Patients. Cephalalgia, v. 12, p. 21–27, 1992

Mulher com uma toalha enrolada na cabeça, sorrindo, com as mãos no rosto, olhando para o espelho
Post anterior
Colágeno com Ácido Hialurônico: uma combinação perfeita!
Mulher deitada em uma maca, fazendo uma massagem no rosto
Próximo post
Ácido Hialurônico: confira 8 mitos e verdades!
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0