Os benefícios das frutas vermelhas à saúde
Na ida ao hortifruti, feira ou supermercado, você acha difícil resistir à tentação de incluir as frutas vermelhas no carrinho? Ou nem percebe a presença delas nas prateleiras? Independente da resposta, é preciso saber que delícias como morango, açaí, uva escura, cranberry, blueberry e acerola fazem muito bem à saúde.
O principal benefício delas é o poder antioxidante. Ou seja, protegem o corpo dos radicais livres (que, acumulados, podem ser responsáveis por diversas doenças), reparando o DNA das células. Além disso, as frutas vermelhas são anti-inflamatórias e aliadas ao combate à hipertensão.
Frutas como as que listamos acima – e ainda outras, como a framboesa, a amora e o goji berry – também contribuem na melhora da imunidade e contra o envelhecimento das células. Esses dois benefícios, juntos, significam a prevenção de doenças como o câncer, problemas no coração, anemia e diabetes.
Para completar a lista de vantagens, esses ingredientes ainda são fontes e fibras e, aliados a uma dieta equilibrada, contribuem na perda de peso ao aumentarem a sensação de saciedade (diminuindo a fome) e melhorarem do funcionamento do intestino. Na composição das frutas vermelhas ainda encontramos as vitaminas A, C, E e do complexo B.
Mas como acrescentar as frutas vermelhas na dieta?
Além do consumo in natura, elas são excelentes opções para sucos e sobremesas, por exemplo. Separamos uma receita que potencializa todos os efeitos que listamos acima:
Balas Antiox
Ingredientes:
1 sachê de gelatina incolor (sem sabor)
200 ml de água
1 colher (sopa) do Mix Antiox Sanavita®
Modo de preparo: Dilua o Mix Antiox na água e adicione o sachê de gelatina. Após descansar por três minutos, leve a mistura em fogo baixo até que dissolva totalmente (não deixe ferver). Desligue o fogo e coloque tudo em uma forma de gelo. Deixe esfriar na geladeira até endurecer. Depois, é só retirar da forma que as balinhas estão prontas para o consumo.