theme-sticky-logo-alt
Mesa de madeira com copo de vidro com chá verde com gelo.

Os benefícios dos chás na perda de peso!

Um dos benefícios do consumo de chás para quem está em busca de um emagrecimento saudável é substituir as bebidas calóricas e artificiais por bebidas mais saudáveis e com efeitos terapêuticos. Cortar refrigerantes, sucos industrializados e reduzir até alguns sucos naturais é essencial (eles contêm muito açúcar ou frutose no caso dos naturais),  e podem atrapalhar o resultado na perda de gordura.

Vários ativos fitoterápicos presentes nos chás aumentam o processo de desintoxicação do organismo. Grande parte dessa ação é feita pela quantidade significativa de antioxidantes que ajudam a diminuir a ação  dos radicais livres e pelo efeito diurético, que ajudam na eliminação de toxinas e consequentemente ajudam na redução do inchaço.

O chá de Hibiscus, proveniente da planta hibiscus sabdarifa, é um dos mais usados e conhecidos para perda de peso e redução de inflamação (inchaço). Segundo estudos clínicos, substâncias (enzimas e mucilagens) presentes na planta agem em áreas diferentes. No estômago, facilitam a digestão; no intestino, impedem parte da absorção do carboidrato e da gordura dos alimentos; e nos rins, anulam temporariamente a ação do hormônio antidiurético, quando o organismo intensifica a eliminação do excesso de líquidos.

 

As principais propriedades do chá de Hibiscus são:

  • Efeito antioxidante;
  • Controla as taxas de glicemia e colesterol total no sangue;
  • Propriedades hipotensoras e diuréticas;
  • Melhora quadros de constipações intestinais;
  • Retarda o envelhecimento da pele;
  • Dá saciedade;
  • Diminui o acúmulo de gordura corporal;
  • Diminui a inflamação nas células, o que contribui para elas desempenharem melhor suas funções;
  • Efeito hepato-protetor.

 

O chá verde, originado da planta (Camellia sinensis), é muito estudado por possuir em sua composição as catequinas, especialmente o galato de epigalocatequina (EGCG) que em ação sinérgica com seus outros componentes, trazem diversos benefícios não apenas na redução de gordura corporal, mas também em relação à ação antioxidante, diurética e auxiliando no tratamento de doenças como diabetes, dislipidemias, doenças ateroscleróticas, entre outras. O chá verde também apresenta naturalmente em sua composição a cafeína, que além do efeito estimulante, tem efeito termogênico.

Vários estudos científicos têm demonstrado a contribuição do chá verde na redução do peso corporal. As catequinas e a cafeína presentes no chá verde atuam na termogênese, aumentando a temperatura corporal, ajudando a aumentar o gasto energético e atuando no aumento da oxidação lipídica.

Para que o consumo de chás com objetivo de emagrecimento tenha todos esses benefícios, é interessante que ele seja associado a rotina alimentar saudável e equilibrada, ingestão adequada de água e prática de exercícios físicos constantes. A indicação diária de uso é de 2 doses do chá solúvel ou 6 xícaras do chá de infusão.

Mulher idosa observando a firmeza de sua pele no espelho.
Post anterior
É verdade que o açúcar envelhece sua pele?
Mulher misturando um scoop de creatina em um copo com água
Próximo post
Desvendando o Colágeno: descubra 9 mitos e verdades!
Fernanda Chaves

Graduada em Nutrição pelo Unicentro Newton Paiva, é especialista em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Consultoria Nutricional e em Nutrição Clínica e Fundamentos Metabólicos pela Universidade Gama Filho.

15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0