theme-sticky-logo-alt
Como A Alimentação Ajuda Você A Prevenir o Melasma

Como A Alimentação Pode Ajudar Você A Prevenir o Melasma

O melasma é uma condição que se caracteriza por manchas hiperpigmentadas na pele. Ocorre mais frequentemente nas mulheres, especialmente no rosto, e pode estar associada a  diversos fatores, como genética, alterações hormonais (como ocorre na gestação), ao calor e exposição excessiva sem proteção adequada ao sol.

Essas manchas de cor amarronzada, que podem voltar até mesmo após tratamento, afetam a autoestima de muitas mulheres e são uma das principais queixas nos consultórios dermatológicos.

Por esse motivo, vale super a pena buscar formas de tentar prevenir ou amenizar a aparência das manchas. Um dos meios é através de uma  alimentação saudável. Saiba mais a seguir!

A relação entre melasma e alimentação

Nosso corpo retira da alimentação nutrientes importantes para manter a saúde e o bem-estar, como proteínas e vitaminas. No entanto, também sabemos que há certos alimentos que não são saudáveis e podem causar vários problemas para nosso organismo.

Hoje em dia, com a popularidade do fast-food e o aumento dos alimentos ultraprocessados, estamos frequentemente expostos a pratos pobres em valor nutricional e ricos em açúcares e gorduras que podem trazer novos quadros ou piorar aqueles que já existem, como, inclusive, o do melasma.

Isso ocorre porque esses alimentos conseguem aumentar a produção de radicais livres e substâncias inflamatórias que pioram a aparência das manchas e a saúde da pele, ao atacarem o melanócito, célula responsável pela deposição de pigmentos escuros na pele.

Por isso, vamos te dar dicas preciosas de alimentos que você deve evitar para não aumentar os processos inflamatórios no organismo, quanto aqueles que compõem uma dieta benéfica e rica em antioxidantes para a sua pele se manter bonita e saudável. Confira!

Alimentos para evitar

Os alimentos listados abaixo devem ser evitados ou limitados na dieta:

  • alimentos processados, especialmente se apresentarem gorduras trans, como lanches, salgadinhos, salsicha, nuggets etc.;
  • açúcar, por agravar o quadro de inflamação;
  • frituras;
  • álcool, que desidrata as células da pele;
  • carboidratos refinados e ricos em farinha branca (pão, por exemplo);

Alimentos para incluir na dieta

Existem quatro categorias principais quando o assunto é alimentos que ajudam na nutrição da pele: potencial antioxidante, efeito anti-inflamatório, ação de fotoproteção e clareadores.

Para isso, temos uma lista grande de alimentos:

  • frutas vermelhas e roxas;
  • frutas cítricas;
  • tomates;
  • azeite de oliva;
  • laranja;
  • cenoura;
  • alimentos ricos em ômega 3, como sardinha e atum;
  • castanhas e outras oleaginosas;
  • mamão.

A maioria deles tem mais do que um dos quatro efeitos citados anteriormente, ou seja, são muito valiosos para uma dieta focada na saúde da pele e na prevenção de doenças. Além disso, por serem várias opções, podem ser aproveitados em qualquer refeição, desde lanches mais simples a pratos completos.

Por exemplo, o mamão é uma ótima opção para café da manhã e lanches, sardinha e atum são extremamente versáteis e servem para acompanhamentos e pratos principais, saladas com pepinos e tomates podem ser consumidas a qualquer momento, e assim por diante.

Mas, se você quer garantir que está realmente conseguindo todos os nutrientes necessários para a saúde da sua pele, os suplementos alimentares são de grande ajuda, principalmente aqueles ricos em antioxidantes. Assim, nunca vai faltar nada para prevenir o melasma e outros problemas indesejados, como a flacidez.

Gostou do tema? Quer entender melhor como a alimentação e os suplementos podem favorecer a beleza de dentro para fora? Saiba nesse artigo qual é o melhor colágeno para a pele!

Perda de Foco e Concentração no Trabalho: Como o Ômega 3 Pode Ajudar?
Post anterior
Perda de Foco e Concentração no Trabalho: Como o Ômega 3 Pode Ajudar?
Mulher sentada em frente ao notebook com expressão irritada e com as mãos para cima.
Próximo post
O papel do Ômega 3 para uma boa memória
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0