theme-sticky-logo-alt
Suplemento De Melatonina: Como Ter Mais Energia E Disposição Durante O Dia

Suplemento De Melatonina – Como Ter Mais Energia E Disposição Durante O Dia

Com um dia a dia cheio e corrido, é muito comum pessoas terem que recorrer a cafés, energéticos e similares para conseguir manter a energia e disposição, o que pode levar a noites de sono ruins e, consequentemente, a um ciclo vicioso. Para melhorar esse quadro, um elemento importante é a melatonina.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar desse hormônio em algum lugar como o principal agente em induzir e melhorar a qualidade do sono, não é mesmo? Por isso, vamos te explicar exatamente o que ele faz e como pode ser suplementado para atingir esse objetivo!

Confira:

  • o que é a melatonina?
  • por que dormir bem é tão importante?
  • como dormir melhor?
  • como usar um suplemento de melatonina?

O que é a melatonina?

A melatonina é um hormônio produzido pelo organismo, cuja função principal é regular o sono através da sincronização do ritmo circadiano, o relógio interno, e por isso também é conhecida como hormônio do sono.

Em um ciclo natural de sono, enquanto está de dia, os níveis de melatonina na corrente sanguínea são baixos. No entanto, ela começa a ser produzida e liberada quando nossos olhos notam a redução de luz, informando ao cérebro que chegou a hora de descansar.

Esse aumento nos níveis gera uma sensação de sonolência e relaxamento que induzem o sono. É também graças a esse hormônio que temos um sono de qualidade, no que diz respeito à profundidade e à duração, mas não para por aí! A melatonina também é responsável por, entre outras coisas:

  • sincronizar a ação de substâncias essenciais para a saúde e bem-estar, como o hormônio do crescimento;
  • favorecer a produção de colágeno, que repara a pele e outros tecidos do organismo;
  • diminuir a quantidade de cortisol no corpo, conhecido como hormônio do estresse.

Por que dormir bem é tão importante?

Como vimos anteriormente, muitos processos importantes para o nosso corpo só ocorrem adequadamente na presença do hormônio do sono. Desse modo, dormir bem é necessário para que todas essas ações aconteçam.

No caso de noites de sono curtas ou ruins, o cortisol, o hormônio do estresse, não tende a diminuir, por exemplo. Como ele tem ação inflamatória e o estresse causa impactos na saúde, isso pode acarretar em:

  • menor capacidade de combater infecções;
  • batimentos cardíacos acelerados;
  • aumento da pressão arterial e dos níveis de glicose no sangue;
  • causar transtornos de humor;
  • envelhecimento precoce da pele;
  • contribuir para desenvolver obesidade.

O melhor antídoto contra tudo isso é dormir bem.

Como dormir melhor?

Agora que você já sabe a importância de uma boa noite de sono, precisa descobrir como chegar até lá, não é mesmo?

Nós entendemos que, hoje em dia, é muito mais difícil se desligar do mundo e se permitir relaxar o suficiente para dormir bem. Afinal, nossa rotina é repleta de aparelhos que atrapalham o sono, como celular, computadores, tablets etc.

Todos eles emitem luz azul, uma grande vilã do sono, já que ela estimula nosso cérebro da mesma maneira que a luz solar. Se a produção de melatonina só pode aumentar com o pôr do sol, como vamos ter esse hormônio nos níveis necessários para dormir se estamos no celular, que funciona como um “mini sol”, a noite toda?

Estar exposto a esse excesso de claridade no período da noite diminui a produção do hormônio do sono e, consequentemente, não dormimos bem. Assim, é realmente difícil conseguir energia e disposição para enfrentar o dia seguinte.

Atualmente, é praticamente impossível viver sem aparelhos eletrônicos. Muitas pessoas dependem deles para trabalhar e, em geral, exigir que sejam deixados de lado é praticamente impossível, ainda que seja o recomendado.

No entanto, existem medidas que podem ser tomadas para amenizar a situação:

  1. a maioria dos aparelhos conta com configurações para diminuir a emissão de luz azul. É importante lembrar de ativá-las sempre entre o final da tarde e início da noite, para controlar os efeitos dessa iluminação;
  2. cuidar da alimentação pode melhorar o sono. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou estimulantes (café, chá preto, energéticos, dentre outros) e alimentos de alta densidade calórica diminui a qualidade e quantidade de horas dormidas;
  3. focar em trazer à mesa alimentos que ofereçam a vitamina B6 (fígado, cereais e soja, por exemplo), o mineral magnésio (abacate, nozes, peixes gordurosos etc.) e o aminoácido triptofano (atum e salmão, pão integral, ovo, entre outros). Esses nutrientes auxiliam na produção de serotonina durante o dia, que, à noite, é transformada em melatonina;
  4. investir em um suplemento de qualidade e balanceado que oferece esse hormônio em sua composição para obter os melhores resultados.

Como usar um suplemento de melatonina?

Muitas coisas são importantes para dormir bem e o suplemento de melatonina é uma delas. Aqui na Sanavita, temos o suplemento Collagen & Melatonin, que conta, em sua composição, com:

  • melatonina;
  • triptofano;
  • magnésio;
  • vitamina B6;
  • peptídeos de colágeno, cuja função é ajudar ainda mais nos efeitos reparatórios que o sono tem sobre a pele e outros tecidos do corpo;
  • complexo de antioxidantes, que ajudam na formação do colágeno e impedem a sua degradação.

Para consumi-lo adequadamente, é preciso se atentar ao fato de que os níveis de melatonina precisam ter tempo de diminuir novamente pela manhã. Assim, evitamos aquela sonolência matinal. Para isso, o suplemento deve ser consumido em horários similares aos que ocorre a produção natural de melatonina, ou seja, entre o final da tarde e o início da noite, preferencialmente 30 minutos antes de dormir.

Junto com os hábitos saudáveis para o sono que comentamos no item anterior, o suplemento vai ser seu aliado na hora de conseguir dormir bem e garantir um dia seguinte ativo e animado. Conheça agora mesmo o Collagen & Melatonin da Sanavita!

Saiba Como Evitar o Melasma Na Gravidez
Post anterior
Saiba Como Evitar o Melasma Na Gravidez
Perda de Foco e Concentração no Trabalho: Como o Ômega 3 Pode Ajudar?
Próximo post
Perda de Foco e Concentração no Trabalho: Como o Ômega 3 Pode Ajudar?
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0