theme-sticky-logo-alt
Mesa com bolo e pedaços de bolo cortados feito com farinha de banana verde.

Propriedades da farinha da banana verde

A banana é uma das frutas mais cultivadas nos países de clima tropical, de fácil acesso, boa aceitação, comum do dia a dia dos brasileiros e é uma fruta riquíssima em nutrientes. Mas e a banana verde? Você já conhece os benefícios?

A banana verde é considerada um alimento funcional devido às inúmeras propriedades que seus componentes têm de prevenção e tratamento de doenças crônicas como: diabetes, dislipidemias, câncer, doenças coronarianas e obesidade.

O componente principal da banana verde e o que a tornou um alimento funcional é o amido resistente. Ele é encontrado na farinha do fruto antes da maturação, age no organismo como fibra alimentar e como prebiótico, pois sua fermentação pela microbiota bacteriana no intestino grosso produz ácidos graxos de cadeia curta, que contribuem para o aumento do número de lactobacilos no intestino e para melhora da integridade intestinal.

Quando a microbiota bacteriana intestinal está em equilíbrio, além do bom funcionamento intestinal, acontece a diminuição dos processos inflamatórios intestinais, o aumento da resposta imune, a diminuição do contato de substâncias tóxicas com a mucosa e, além disso, diminuem as chances de proliferação de células cancerígenas.

A farinha da banana verde tem efeito positivo no controle da glicemia, por isso é muito indicado para os diabéticos. O amido resistente se junta ao bolo alimentar, diminui a absorção dos carboidratos, proporciona saciedade após a ingestão e dá volume às fezes, melhorando o funcionamento intestinal. Por todas essas características, a farinha da banana verde contribui muito para o controle e/ou perda de peso, dependendo de como será inserida no plano alimentar.

A farinha da banana verde pode ser usada antes das principais refeições, se a intenção for controle de glicemia ou pode ser usada para complementar lanches, dando saciedade e bem estar para pessoas que querem controlar o peso.

Que tal uma receita deliciosa e com todos esses benefícios?

Anota aí:

Bolo de frutas sem glúten e sem lactose

Ingredientes:

Bananas maduras (4 unidades grandes)

1 xícara (chá) de maça ralada com casca ( 1 unidade pequena)

3 ovos

250 ml de bebida de arroz

2 xícaras de fécula de batata

½ xícara (chá) de damasco seco picado (10 unidades)

1 xícara (chá) de uva passa escura sem sementes

2 colheres de sopa de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de fermento em pó

5 colheres de sopa de Glicofiber® Sanavita

Preparo:

1.Bata no liquidificador a banana, a maçã, os ovos, a bebida de arroz, o açúcar mascavo e a fécula de batata.

2.Passe para uma vasilha e acrescente os demais ingredientes.

3.Misture tudo e leve ao forno médio (180°C) em assadeira untada e enfarinhada por aproximadamente 1 hora.

 

Mesa com tabua de madeira e duas xicaras de vidro, representando os chás funcionais.
Post anterior
Chás Funcionais – alternativa saudável para ficar de bem com o corpo
Flor de cartamo, representando o oleo de cartamo.
Próximo post
Óleo de Cártamo – aliado na dieta!
Fernanda Chaves

Graduada em Nutrição pelo Unicentro Newton Paiva, é especialista em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Consultoria Nutricional e em Nutrição Clínica e Fundamentos Metabólicos pela Universidade Gama Filho.

15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0