theme-sticky-logo-alt
luz azul do celular

Luz Azul do Celular: A Vilã da Saúde do Sono e da Pele

Você certamente está lendo esse texto no celular ou no computador. Talvez esteja também com a TV ligada. Pode ser até que esteja com as três telas na sua frente ao mesmo tempo. E certamente já ouviu falar da tal luz azul, e que ela não te deixa dormir direito. Mas sabia que além disso, ela ainda faz mal para a pele?

Neste artigo, vamos explicar melhor essa história toda. Você vai entender o que é a luz azul, de que forma ela interfere no funcionamento do seu corpo e como evitar seus efeitos nocivos. Confira!

Afinal, para que serve a luz azul?

Além de estar presente em fontes artificiais, a luz azul também vem de fontes naturais – a principal delas é o próprio sol. Obviamente, essa luz não nos traz só prejuízos, pois, além de nos ajudar a enxergar, ela influencia nosso ritmo biológico. 

O corpo é programado para estar mais energizado sob a presença dela. Durante o dia, ela contribui para o bem-estar psicológico e regula a liberação de serotonina e cortisol, hormônios que nos deixam despertos. Como veremos a seguir, o problema é quando ficamos expostos a ela durante a noite.

Por que a luz azul atrapalha o sono?

A luz azul atrapalha o sono porque inibe a produção de um hormônio chamado melatonina, que regula o funcionamento do nosso organismo em cada parte do dia. Quando usamos os aparelhos eletrônicos à noite, o corpo entende que ainda é dia e precisamos estar despertos, portanto, não é hora de dormir.

Com a baixa produção de melatonina, percebemos distúrbios como a insônia. E com a falta de sono de qualidade por períodos prolongados, ficamos sujeitos a consequências, como:

  • cansaço e raciocínio lento;
  • lapsos de memória;
  • dificuldades de concentração e aprendizado;
  • risco aumentado de doenças cardíacas;
  • ganho de peso;
  • alterações de humor;
  • dores crônicas;
  • agravamento de sintomas de depressão e ansiedade.

Como reduzir os efeitos nocivos da luz azul no sono?

Nós já estamos tão acostumados com nossos queridos eletrônicos que é impossível simplesmente parar de utilizá-los. Então, o que você pode fazer é readequar certos hábitos e usar alguns recursos para diminuir a emissão de luz azul:

  • configure o computador e o celular para emitirem luzes com tons mais amarelados durante a noite;
  • pare de usar o celular pelo menos 2 horas antes de dormir;
  • reduza o nível de brilho nas telas da TV, do celular e do computador durante todo o período de uso.

O que a luz azul faz com a pele?

Você já deve saber que a exposição ao sol envelhece a pele, mas pouca gente sabe que a luz do celular e da TV pode causar efeitos semelhantes. Isso acontece porque ambas incentivam a produção de radicais livres, moléculas que são liberadas pelo metabolismo e reagem com outras moléculas dentro do corpo.

A formação de radicais livres aumenta quando somos submetidos à poluição ambiental e radiação ultravioleta, por exemplo. A ingestão de alimentos com aditivos químicos ou resíduos de pesticidas também são prejudiciais, bem como o estresse.

Com a produção excessiva e por tempo prolongado, os radicais livres causam o surgimento de linhas finas e rugas na pele. Em casos mais graves, também há o risco de envelhecimento precoce e aparecimento de manchas.

Como reduzir os efeitos nocivos da luz azul na pele?

Além de reduzir a exposição à luz azul, uma das proteções mais efetivas para a pele é o uso de filtro solar. Contudo, os melhores resultados vem com uma rotina de cuidados preventivos que, além do sono de qualidade, inclua uma alimentação adequada e exercícios físicos regulares. 

Em relação aos alimentos, procure por fontes de ômega-3, como peixes e sementes. Outra substância importante é a vitamina C, que tem efeito antioxidante. Além disso, ela incentiva a produção do colágeno, proteína  responsável pela construção de tecidos e fibras, contribuindo para uma pele firme, elástica e hidratada.

E para repor o que foi perdido, recomenda-se a suplementação de colágeno hidrolisado, ácido hialurônico e outros nutrientes que ajudam a melhorar a pele, como o metilsulfonilmetano (MSM), por exemplo.

 

Quer aprender mais sobre o assunto? Continue conosco e veja como as vitaminas antioxidantes protegem sua pele. Você também descobrirá onde encontrá-las e de que forma adicioná-las ao seu dia a dia!

Vitaminas Para Cabelos E Unhas Após Bariátrica: Veja As Melhores Opções De Suplementação
Post anterior
Vitaminas Para Cabelos E Unhas Após Bariátrica: Veja As Melhores Opções De Suplementação | Sanavita
Como o ômega 3 ajuda no tratamento da ansiedade?
Próximo post
Como o ômega 3 ajuda no tratamento da ansiedade?
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0