theme-sticky-logo-alt
Homem fazendo flexão de braço ao ar livre.

Vantagens e benefícios dos energéticos naturais

A palavra-chave para todos que praticam exercícios é a mesma: disposição! É esse pique que deixa impressionado quem não consegue entrar no clima das atividades físicas sem um estímulo a mais. Então para se empolgar e ter um treino produtivo, muita gente tem apostado nos energéticos e termogênicos. Mas essa escolha faz bem à saúde? Vamos aos prós e contras:

Quais são os benefícios?

Energéticos e termogênicos possuem ação estimulante para o organismo, ou seja, contribuem para o aumento da temperatura corporal durante a prática de exercícios, o que ocasiona um melhor desempenho e metabolismo, maior queima de calorias e até mesmo redução de apetite.

Quais são as desvantagens?

De fato, os energéticos servem para aumentar a disposição. No entanto, o excesso pode causar alterações cardiovasculares, taquicardia, palpitações, insônia, nervosismo e falta de coordenação motora. Outro fator importante é a quantidade de açúcares presentes na mistura. Por isso, deixar de lado os enlatados e preferir os de origem natural é melhor para evitar tais efeitos colaterais.

Quais alimentos são energéticos naturais?

Frutas, legumes, verduras, castanhas, temperos e até a água gelada são considerados alimentos termogênicos. Logo vem à cabeça o café, mas temos outros como a canela, a pimenta vermelha, o vinagre de maçã, o óleo de coco e os chás de hibiscos e chá verde.

Eles são considerados naturais porque são consumidos da mesma forma como encontrados na natureza. Assim, eles aceleram o metabolismo de maneira não agressiva e podem ser incluídos na dieta.

Por que preferir os naturais aos industrializados?

Os industrializados, famosos em toda e qualquer balada, contêm o princípio ativo termogênico concentrado em pó ou cápsulas, abrindo mão dos nutrientes que acompanham os naturais: cafeína, guaraná, chá verde, gengibre e taurina.

Entre os enlatados, alguns podem trazer apenas componentes naturais em suas fórmulas, por isso é uma questão de conferir o rótulo para fazer a melhor escolha na hora de suplementar seus estimulantes. Seguindo essas dicas, seu treinamento rende mais e os resultados aparecem de maneira saudável!

Mesa posta de madeira com várias opções para um café da manhã sem lactose.
Post anterior
Café da manhã fora de casa sem lactose
Homem na academia fazendo exercício de braço.
Próximo post
Minerais para o ganho de massa muscular
Sabrina Raffa

Graduada em Nutrição, é pós-graduada em Fisiologia e Bioquímica Aplicada ao Esporte e graduanda em Fitoterapia. É Nutricionista Sanavita.

15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0