theme-sticky-logo-alt
Saiba Como Evitar o Melasma Na Gravidez

Saiba Como Evitar o Melasma Na Gravidez

Durante o período gestacional, o corpo passa por uma série de transformações, que vão desde o crescimento da barriga até alterações no aspecto da pele. E nem sempre é aquele brilho natural de dar inveja. O melasma na gravidez é super frequente e se caracteriza pelo escurecimento de algumas regiões da pele, formando manchas escuras, que frequentemente ocorrem no rosto e impactam a auto-estima.

Existem alguns cuidados que podem ser tomados para prevenir o seu aparecimento. Continue a leitura para descobrir quais são eles! 

O que causa o melasma no período gestacional?

O melasma na gravidez tende a aparecer por causa das transformações hormonais que ocorrem no corpo da mulher. Com isso, novas manchas podem surgir e aquelas que já existem podem ser agravadas.

A predisposição genética pode ser um fator que contribui para o aparecimento do melasma, contudo, o principal vilão da pele é a exposição solar, que estimula a formação de radicais livres

Quando há um excesso dessas moléculas, elas se tornam instáveis e podem degradar substâncias importantes para a pele. Como um mecanismo de defesa do nosso organismo, os melanócitos liberam pigmentos, resultando na formação das manchas escuras.

Vale lembrar que o melasma pode ocorrer fora da gravidez, contudo, pelas alterações hormonais, as gestantes tendem a apresentar essas manchas com mais frequência, por isso, é importante que as futuras mamães redobrem o cuidado com a pele! 

Como evitar o melasma na gravidez?

Como a exposição solar é um dos principais causadores do melasma, o uso de protetor solar é uma das principais formas de proteger a sua pele do aparecimento dessas manchinhas. E lembre-se, a luz azul emitida por eletrônicos como a TV, celular, computadores, tablets e outros aparelhos também agride a sua pele, e pode favorecer o surgimento das manchas! Por isso, não deixe de se proteger seja em casa, no escritório ou na praia.. 

Turbinar a sua alimentação com vitaminas antioxidantes também é uma ótima forma de prevenir o melasma. Alguns exemplos desses nutrientes são:

  • vitamina C: presente em abundância nas frutas cítricas, como acerola, limão e laranja;
  • vitamina A: encontrada nos vegetais de coloração vermelho-alaranjada, como tomate, mamão e cenoura, no fígado de boi, ovos e algumas verduras, podendo destacar o agrião, couve e espinafre;
  • vitamina E: presente em oleaginosas como amendoim e nozes, azeite de oliva, óleo de cártamo e girassol, além de algumas frutas como abacate, kiwi e manga.

A nutrição da pele de dentro para fora é a melhor forma de cuidar da beleza e da saúde, por isso, uma opção para evitar o melasma na gravidez é a suplementação oral de substâncias antioxidantes. Converse com seu médico e se precisar de suplementação conheça a linha de produtos Sanavita!

Mulher com as duas mãos na barriga, formando um coração e uma margarida no umbigo
Post anterior
Problemas intestinais: Sintomas e cuidados para a saúde digestiva
Suplemento De Melatonina: Como Ter Mais Energia E Disposição Durante O Dia
Próximo post
Suplemento de Melatonina: Como ter mais energia e disposição
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0