theme-sticky-logo-alt
O que são chás funcionais e quais os seus benefícios

Chás Funcionais: O Que São E Seus Benefícios

O chá é uma bebida presente em diversas culturas, sendo milenarmente conhecido pelos seus efeitos benéficos à saúde. Mas você já ouviu falar a respeito dos chás funcionais?

Caso ainda não os conheça, não tem problema! Nós iremos te explicar como um chá pode trazer benefícios funcionais para a saúde e, na sequência, vamos listar 4 desses efeitos e em quais tipos de chás é possível encontra-los  Você vai se surpreender com o poder dessa bebida!

O que são chás funcionais?

Compostos por uma única planta ou mesmo por uma mistura de várias ervas e especiarias, os chás funcionais possuem em sua composição diversos ativos com propriedades específicas, que beneficiam a nossa saúde. 

Alguns deles podem favorecer a digestão, a eliminação do excesso de líquidos, o controle do peso, a melhora da disposição ou ainda auxiliar no relaxamento e melhorar a qualidade do sono. 

É por isso que muitos são tão queridos e profissionais da saúde frequentemente indicam a sua introdução na alimentação, com o objetivo de atuarem como coadjuvantes de algum tratamento ou prevenção de algum problema. Sempre aliado, é claro, a outros bons hábitos.

5 benefícios de consumir os chás funcionais

Como já falamos, alguns chás, dependendo da sua composição ou associação, podem apresentar diferentes efeitos no nosso corpo. Confira a seguir alguns benefícios que eles podem trazer para você!

1. Efeito antioxidante 

A radiação solar, a alimentação, o estresse e a própria atividade das células do nosso corpo são fatores que geram a produção de radicais livres, moléculas instáveis e reativas que se acumulam no organismo. 

Em excesso, elas têm o potencial de acelerar o envelhecimento dos nossos órgãos e tecidos, como a pele, bem como desencadear o surgimento de diversas doenças. 

Muitos chás possuem compostos com propriedades antioxidantes, ou seja, capazes de neutralizar essas moléculas e minimizar os danos ao corpo.

Exemplos são os chás ricos em polifenóis, substâncias com alto poder antioxidante, encontradas em abundância na planta Camellia sinensis, que dá origem aos chás verde, preto, matcha, entre outros. 

O chá de hibiscus também é rico em antocianidinas, ativos funcionais com ação antioxidante que dão a cor vermelha à bebida. 

2. Efeito relaxante

Os chás também ajudam o corpo a relaxar e se preparar para dormir, principalmente naquelas noites em que nosso pensamento insiste em nos manter acordados. 

Isso ocorre porque muitas plantas têm propriedades calmantes que proporcionam benefícios não só para a qualidade do sono, mas também podem ajudar no controle da ansiedade. 

Para aproveitar esses efeitos você pode consumir os chás de camomila, melissa (erva-cidreira), capim-limão (capim-cidreira), passiflora (maracujá), erva-doce e lavanda. Se o objetivo for uma melhor noite de sono,  consuma uma hora a meia hora antes de ir dormir. 

3. Efeito sobre metabolismo energético

Enquanto algumas plantas acalmam o corpo e a mente, outras têm o poder de ativar a atividade celular e dar energia ao corpo, favorecendo inclusive o emagrecimento. 

Os chás preparados com elas, além de melhorarem a disposição física e mental, podem conter ativos capazes de acelerar o metabolismo, funcionando como aliados para quem deseja perder peso.

Então, se você está se sentindo desanimada ao longo do dia ou quer uma solução natural que te ajude na reeducação alimentar com foco no emagrecimento, aposte em chás funcionais que contenham chá-verde, preto, guaraná, gengibre, laranja amarga (Citrus aurantium) e erva-mate. 

Eles são ricos em cafeína, polifenóis e outras substâncias que ativam o nosso metabolismo. O hibisco é um excelente aliado também! Estudos mostram ele contém substâncias específicas que agem reduzindo a formação de novas células de gordura. Maravilhoso, não é!?

4. Efeito digestivo

Alguns chás possuem propriedades digestivas e ajudam a aliviar sintomas da má digestão, sensação de inchaço, dores abdominais, estufamento e flatulência. 

Boas opções para quem busca aliados para controlar esses sintomas são o chá de hortelã, erva-doce, sálvia, carqueja e gengibre. Aliás, o gengibre também é ótimo para combater a náusea. 

Posso tomar chás com propriedades funcionais todos os dias?

Sim! Os chás funcionais podem ser consumidos diariamente como parte de uma nutrição equilibrada, oferecendo naturalmente ao corpo diversas substâncias que promovem saúde e bem-estar. Caem bem em qualquer momento do dia, quente ou gelado, ficam gostosos em sucos e até mesmo com ingrediente de diversas receitas.

Gostou de conhecer os benefícios dos chás funcionais? Então aproveite e adote-os na sua rotina!  

E se procurar por praticidade, não deixe de conhecer e experimentar a linha de chás funcionais Power Tea da Sanavita. Todas as versões são solúveis, fáceis de preparar e não precisam de infusão. São diversas combinações deliciosas para você incluir no seu dia a dia de acordo com as suas necessidades!

Sinais da falta de colágeno no corpo
Post anterior
Quais Os Sinais Da Falta De Colágeno No Corpo?
Mulher sorrindo em sua casa enquanto faz uma refeição com uma tigela branca nas mãos.
Próximo post
Nutrição Da Pele ━ Conheça As Vitaminas E Minerais Que Não Podem Faltar Na Sua Alimentação
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0