theme-sticky-logo-alt
DHA

DHA – O ômega 3 ideal para a memória e a visão!

O cérebro é um dos órgãos mais complexos do nosso corpo e também um dos mais importantes.  Ao longo da vida, ele ajuda a dar sentido ao mundo, supervisionar as atividades diárias e a própria vida. A saúde do cérebro não é facilmente definida, mas, no geral, refere-se à capacidade de concentração, lembrança, aprendizado, de brincar e manter uma mente clara e ativa. 

O cérebro, por incrível que pareça, é composto principalmente de gorduras (cerca de 60%), sendo o DHA, ou para os amantes de nomes complicados, ácido docosahexaenóico, uma das grandes estrelas que ajudam esse emaranhado de neurônios a manter tudo em ordem e funcionando. 

O DHA é uma gordura poli-insaturada saudável, pertencente à família ômega 3, presente especialmente no cérebro e nos olhos. É um nutriente essencial para o nosso desenvolvimento, desde o útero até a velhice.

Uma das suas ações mais importantes e fundamentais, refere-se ao seu papel na comunicação entre os neurônios. Vários estudos indicam que a sua ingestão regular é capaz de afetar diretamente a saúde mental, ao melhorar as funções cerebrais como a aprendizagem e memória, além de reduzir o risco de doenças e desordens neurodegenerativas, como a demência.  

Sua relevância para formação do cérebro é tamanha que diversos órgãos de saúde mundiais recomendam que gestantes consumam o DHA durante a gravidez, com o objetivo de assegurar as quantidades adequadas desse nutriente crucial para a construção neuronal. 

Estudos ainda ressaltam que o DHA também contribui para a melhora da pressão arterial, reforça o sistema imunológico, diminui o risco de prematuridade, além de reduzir a predisposição a alergias, dermatite e problemas respiratórios na primeira infância. Há evidências ainda, que baixos níveis desse tipo de gordura ao nascer estão associados a maior risco de autismo e TDHA – transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.

BENEFÍCIOS ALÉM DA INFÂNCIA

A saúde da gestante também melhora com o consumo de DHA, pois ele ajuda a controlar o estresse oxidativo e os processos inflamatórios, que estão aumentados durante esse período. Especialistas também comentam que a substância é interessante para o combate da obesidade, diabetes gestacional e outras complicações na gravidez, além de reduzir o risco de depressão pós-parto. 

Para os adultos, o DHA é fundamental para manter o cérebro e sistema nervoso trabalhando a todo vapor, em seu desempenho mental máximo. Alguns estudos demonstram, inclusive, que a suplementação com essa gordura pode melhorar a retenção de informações e a flexibilidade com que buscamos soluções para um determinado problema. 

O DHA também é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório que blinda as estruturas cerebrais de danos que podem, em longo prazo, desencadear desordens como depressão, ansiedade e inúmeras doenças neurodegenerativas como Alzheimer e outro tipos de demência. 

PORQUE É IMPORTANTE SUPLEMENTAR?

O DHA é um nutriente que precisamos obter através da alimentação, contudo, infelizmente a dieta dos brasileiros costuma ser pobre em fontes desse nutriente, encontrado em abundância em peixes e animais marinhos que vivem em águas frias e/ou de alta profundida, onde estão disponíveis microalgas ricas nesse nutriente. Além disso, fatores como idade, estilo de vida, hábitos alimentares (veganos), uso de medicação (corticoides), alto consumo de gorduras (saturadas, trans e vegetais) e açúcares, álcool, gestação, doenças cardiovasculares, deficiências nutricionais, dentre outros, podem aumentar as necessidades individuais de DHA. Por isso, a suplementação vêm sendo recomenda por médicos, nutricionistas e órgãos de saúde nacionais e internacionais, como uma forma atender essa deficiência.  

COMO ESCOLHER O MELHOR ÔMEGA-3 DHA?

  • Atente-se às dosagens: um bom ômega DHA contém altas concentrações dessa gordura em uma única cápsula. O ideal é que ofereça 500mg por cápsula;

 

  • Observe a forma como o ômega-3 é oferecido: se você observar a nomenclatura TG, abreviação de triglicerídeos, significa que esse ômega é melhor absorvido;

 

  • Busque por certificações como o selo Meg-3®, que garantem altas concentrações, maior pureza (livre de contaminantes), ausência de odor e sabor de peixe, além de pesca sustentável;

 

  • Opte por ômegas que venham adicionados de um antioxidante como a vitamina E, que impedem a sua oxidação;

 

  • Atente-se à combinação com outros tipos de gorduras: algumas marcas adicionam óleos vegetais e outros tipos de ômega, como o ômega 6, para reduzir o preço do produto, contudo, não entregam os benefícios desejados e comprovados em estudos. O ideal é que venha combinado ao EPA, um outro ômega-3 importante para a nossa saúde.

 

  • Conheça o novo lançamento da Sanavita, o ÔMEGA 3TG SUPER DHA, uma fórmula premium superconcentrada, que atende todos os requisitos acima mencionados e com 500mg de DHA e 100mg de EPA em uma única cápsula. Disponível em embalagem com 90 cápsulas, oferece tratamento para 1 a 3 meses, dependendo da sua necessidade.
Importância do BCAA para os músculos
Post anterior
BCAA: qual a importância desses aminoácidos para os músculos?
Mulher segurando uma mecha de cabelo e observando que ele precisa de vitaminas e cuidados.
Próximo post
Confira 6 vitaminas para quem quer fortalecer cabelos e unhas
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0