Tal Mãe, Tal Filha — O Quanto A Genética Influencia Na Saúde Da Pele?
Tal mãe, tal filha? É fato que herdamos boa parte das nossas características físicas. No entanto, pesquisas apontam que fatores ambientais e comportamentais também influenciam a saúde da pele.
Continue lendo o artigo para entender melhor sobre o assunto!
Tal mãe, tal filha: a saúde da sua pele é também reflexo dos seus hábitos!?
Muitas vezes deixamos de lado o cuidado com a pele por pensar “tal mãe, tal filha, tenho a pele igual a da minha mãe, então não há nada que eu possa fazer”. Mas será que isso é verdade?
Um estudo da Universidade de São Paulo avaliou a pele de 1.400 brasileiros, ao longo de quatro anos. Foi verificado que a hidratação da pele é 60% influenciada pela nossa carga genética e 40% por fatores externos. Já quando nos referimos ao quesito elasticidade, ocorre o inverso.
Esses dados são muito importantes, pois mostram que está no nosso alcance ter uma pele mais bonita e saudável, basta ficar de olho em alguns hábitos!
Quais são os inimigos da nossa pele?
Você sabe o que são os radicais livres? Eles são moléculas instáveis produzidas pelo nosso próprio organismo, mas, quando em excesso, eles podem danificar células saudáveis e degradar substâncias importantes para a pele, como é o caso do colágeno.
Alguns hábitos potencializam a produção dessas substâncias, por exemplo:
- tabagismo;
- exposição solar;
- alimentação desbalanceada, rica em carboidratos refinados (açúcar e farinha de trigo branca);
- consumo excessivo de álcool.
Juntos, eles são responsáveis pelo surgimento de rugas, manchas e perda de elasticidade da pele, mais do que a carga genética.
A ciência já sabe que o sol é o inimigo número um da pele! A exposição constante aos raios UV, sem proteção, ativa enzimas conhecidas como metaloproteinases, que favorecem a degradação do colágeno.
Se isso vier combinado com o consumo excessivo de carboidratos refinados, pode ocorrer um efeito chamado glicação. Uma reação entre o colágeno e o açúcar que forma substâncias que causam oxidação, inflamação e envelhecimento precoce. Da mesma forma, o hábito de fumar favorece a degradação do colágeno.
Quais são os aliados da pele?
Felizmente, é possível combater os vilões da saúde da pele com alguns bons hábitos. O primeiro deles é o uso do protetor solar que deve ser aplicado sempre que necessário, principalmente quando estamos mais expostos aos raios solares.
Uma alimentação equilibrada também é um dos caminhos certeiros quando o assunto é a busca por uma vida mais saudável e uma pele bonita. Veja abaixo os maiores aliados para manter a pele nutrida, saudável e protegida contra o envelhecimento precoce:
- Frutas ricas em vitamina C – essa substância auxilia a formação de colágeno e frutas como laranja, limão, acerola e kiwi são ricas nessa vitamina;
- Frutas roxas e vermelhas – amora, uva, goji berry, entre outras, são frutas com alto poder antioxidante e anti-inflamatório;
- Vegetais amarelo-alaranjados – cenoura, abóbora, manga, batata-doce, damasco, entre outros, são ricos em betacaroteno, antioxidante que combate os radicais livres que envelhecem a pele, colaborando para preservar o colágeno;
- Tomate – rico em licopeno, também um antioxidante, é fundamental para combater o envelhecimento, as linhas de expressão e as rugas;
- Castanhas, nozes, azeite extra-virgem e abacate – fontes de gorduras saudáveis que auxiliam a elasticidade natural da pele, prevenindo o envelhecimento e o enrijecimento dos tecidos;
- Água – o consumo adequado de água mantém a pele macia e elástica. A quantidade ideal a ser ingerida depende de vários fatores, como o seu peso, o que você come e a prática de atividade física.
Para ter uma base de quantos litros você deve consumir, faça o cálculo de 35 mililitros de água, multiplicado pelo seu peso em quilos. Mas lembre-se de aumentar a ingestão em dias mais quentes, quando consumir bebidas alcoólicas, quando ingerir muito sódio ou ao se exercitar.
- Ácido hialurônico – você sabe para que serve o ácido hialurônico? Ele é um componente indispensável para manter a estrutura da pele
- Especiarias – cúrcuma, canela, gengibre, cravo, cardamomo, etc, são ricos em ativos antioxidantes e com ação anti-inflamatória;
- Colágeno hidrolisado – consumido na dose diária ideal, fornece aminoácidos (peptídeos) importantes para a síntese de colágeno na pele.
A suplementação oral de colágeno tem a sua eficácia comprovada em diversas pesquisas científicas.
Uma delas é um estudo feito com mulheres brasileiras, na Universidade de São Paulo e publicado na revista Clinical Pharmacology & Biopharmaceutics¹. Os resultados mostraram que o uso do Colágeno Skin Sanavita estimula a produção de colágeno na pele, tornando-a mais firme, elástica e reduzindo as linhas de expressão.
Mesmo que o famoso “tal mãe, tal filha” seja verdade, ainda assim é importante cuidar da saúde da pele. Confira o artigo para saber mais sobre os benefícios do Colágeno Skin Sanavita!